O conceito de Cortineiro é similar ao da cortina embutida, isto é, trata-se de um espaço (vão) criado no ambiente, rente à parede, que se destina a ocultar ou disfarçar o varão da cortina. Dependendo do projeto e do ambiente, é possível aplicar vários tipos de acabamento no Cortineiro, como iluminação, ressaltos, rebaixos, etc., deixando assim o resultado mais elegante e personalizado.
Existem inúmeros tipos de Cortineiros, dentre os quais se destacam:
CORTINEIRO EMBUTIDO
Um dos tipos de Cortineiro mais utilizado atualmente, o modelo embutido, é ideal para quem está em busca de um projeto de ambiente moderno, sóbrio e elegante.
Esta variação de Cortineiro apresenta um vão de rebaixamento na sanca ou no teto, de modo a ocultar o varão e os ganchos da cortina, dando assim a sensação de que a mesma "desce em cascata" de dentro do forro.
CORTINEIRO SOBREPOSTO
Ao contrário do embutido, esse modelo de Cortineiro fica aparente, em sobreposição à moldura, porém acompanhando seu desenho. Sua peça de gesso fica atrelada abaixo do forro e esconde o trilho e os ganchos da cortina, mantendo a harmonia entre o teto e o restante do ambiente.
CORTINEIRO ILUMINADO
A iluminação embutida pode ser montada com fitas de LED, que atualmente é a tecnologia mais utilizada, e pode ser implementada tanto no modelo embutido quanto no sobreposto. O objetivo da iluminação é proporcionar um requinte a mais ao projeto e ainda criar um ponto de iluminação indireta, o que garante mais conforto e funcionalidade ao ambiente.
Exemplos de Cortineiros
*** FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS, PUBLICADAS APENAS COM INTUITO INFORMATIVO ***
ATENÇÃO: Algumas obras aqui expostas não foram realizadas pela ORIGINAL GESSO LEME.